FILÉ LEQUE

O Filé LEQUE é reconhecido ao redor do mundo por ser um dos cortes mais macios do AVESTRUZ. Com aproximadamente 1,6 quilos, fica na parte traseira do animal, ao lado das vertebras lombares num lugar onde os músculos pouco se movimentam. Daí a maciez de suas fibras, completamente livres de nervos. É também uma das carnes mais magras. Mas, apesar de pouca gordura, tem boa irrigação. Por isso, fica bem suculenta quando o preparo é feito adequadamente. Seu sabor é adocicado e delicado, menos acentuado que a alcatra e o seu vizinho File Extra.
Além do preparo de STEAKS e ROSBIFE ainda os tournedos e os medalhões menores, com cerca de 250 gramas, extraídos de partes medianas da peça. Das pontas mais achatadas é possível obter os escalopes (bifes pequenos) e os paillards (bifes batidos para ficarem finos), usados em diversos pratos grelhados.
Por ser uma carne magra, fica ótima em preparos servidos com molhos ricos e encorpados como o poivre (à base de pimenta), em refogados, picadinhos e até cru, num condimentado steak tartare. Apesar de não ser a carne favorita dos churrasqueiros, pode ir à brasa em formato de brochetes ou espetinhos mistos, combinada a vegetais como cebola, tomate e pimentão. Ou ainda, preparada em bifes altos na grelha. O cozimento deve ser rápido para não ressecar a carne, que já é bastante magra.

Criadouro: Fazenda Nova, 51 | Zona Rural | 35510-000 | Carmo do Cajuru - MG

Administração: Rua Caraça, 527 | Serra | 30220-260 | Belo Horizonte - MG

SAC 55 (31) 98636-0051