FILÉ EXTRA

Localizado ao lado do file Leque,  do qual se separa apenas por um nervo, o FILE EXTRA é igualmente saboroso e um pouco mais macio que seu vizinho. Rende peças pequenas que raramente alcançam meio quilo (aproximadamente 450g). Carne extremamente macia de sabor único e bem irrigado, de coloração bem acentuada,  sendo assim,  uma aliada de quem adota uma dieta equilibrada, sem abrir mão do sabor.
O fato de ser um corte pequeno, macio e saboroso, faz do FILE EXTRA uma iguaria. Já  limpa, a peça fica “red meat”, de aparência muito agradável. E, apesar de não ter nenhuma marmorização (sem gordura entremeada nas fibras), é uma carne bastante irrigada e com textura super macia. Podemos considera-la a carne mais macia do avestruz.


Muito semelhante ao filé mignon, é inclusive indicada aos mesmos preparos. Pode servir como medalhões, muitas vezes circundados por generosas fatias de bacon. Ou ainda como escalopes, pequenos bifes preparados com ou sem molho. Também se presta à preparação de emincés, fatias finas de carne usadas em preparos diversos, como no clássico estrogonofe, em alternativa ao mignon.


Na grelha, churrasqueira ou parrilla é aconselhável selar imediatamente as duas faces, e logo em seguida hidrata-la para garantir mais nuances de sabor. Além disso, o cozimento deve ser rápido para que não perca a maciez. No caso de frigideiras e chapas, o fogo deve ser alto e também por pouco tempo para conservar a umidade da carne.

Criadouro: Fazenda Nova, 51 | Zona Rural | 35510-000 | Carmo do Cajuru - MG

Administração: Rua Caraça, 527 | Serra | 30220-260 | Belo Horizonte - MG

SAC 55 (31) 98636-0051